12.1.16

A CIDADE PERDIDA, Álvaro Pacheco




Sobrevivem alguns terraços
mas não as madrugadas
e nem as melodias dos boleros.

Conversam os fantasmas
com medo de lembrarem
os instrumentos do edifício
da vida que veio depois.

Os pórticos
à luz do dia e os terraços
ao entardecer informam:

mudaram-se



Álvaro Pacheco
Teresina, agosto de 1986
em O SONHO DOS CAVALOS SELVAGENS (1967)

TERESINA VISTA DA COROA DO RIO PARNAÍBA, Chico Castro


da coroa do parnaíba
vejo teresina se mexer
indiferente flor na ponta de um fuzil
com todas as suas dores e seus apitos
vejo teresina se mexer
da coroa do parnaíba
depositário de tensões da semana:
peladas, barracas, flertes, putas
e da polícia que impede
os bêbados morrerem mais cedo
como se a vida que teresina
face a face impõe
fosse vida, fosse via
de coroa do parnaíba
vejo teresina se mexer
sem nenhum devir.


Chico Castro
em CAMISA ABERTA e OUTROS ASTRAIS 
Teresina: 1976

ELZANO SÁ NO DIA-RIO-I, Chico Castro


dia correr de cavalos
a certeza de não mais voltar
dia-rio correr como o rio
matar como o rio
no dia-rio, cedo, a manhã aflora, no dia-rio
ser maior que a fantasia
ser maior que o relógio tic-tac
frio dia-rio
dia-rio a certeza da sorte má
no dobrar de uma esquina
em qualquer rua de teresina


Chico Castro
em CAMISA ABERTA e OUTROS ASTRAIS 
Teresina: 1976

MOTIVO IGNORADO



João Severino da Silva, brasileiro, casado com Dona Justina (em 10 anos, 10 filhos), biscateiro e fazedor de ponto no Troca-Troca do Jorge melo, acordou pensativo. "Seu Gosto na Berlinda é um programa feito pelo próprio ouvinte. E atendendo à solicitação do jovem Irismar Noronha, do Parque Piauí, ouviremos com Genival Santos, Eu te peguei no Flaga." Justina aumentou o volume. João na mesa, comida pouca e a mulher cantando os sucessos de seu gosto... era agosto de 78. Tempo quente. João nasceu sob o signo de Peixes e o horóscopo garantia-lhe um bom dia para negócios; possibilidade de melhora no emprego; surpresas agradáveis, além de, naquela sexta-feira, ser dia propício para acertar na Loteria.

Um locutor se esgoelava enaltecendo a construção de um ginásio. Justina fazia o grolado pros meninos. João era pisoteado no ônibus. O ginásio tinha capacidade para 10 mil. João deixou com Justina Cr$ 10,00 "pra fazer as compras". O locutor enaltecia o cartolão. Justina repartia o grolado. João descia bisonho no terminal. evitou o burburinho e aspirou a catinga que emanava do Parnaíba e adjacências. Mais adjacências. Desde há muito João ficara incrédulo. A vida tava cada vez mais difícil. Caminhou lentamente e passou, sem ligar, por várias mãos estendidas em sua direção. Se repartisse o trocado ficaria sem o do ônibus. Não repartiu. O alto falante do terminal convidava o povo para grande acontecimento.

João atravessou a avenida maranhão pensando no filho menor acometido de coqueluche. o alto falante conclamava. Justina economizava. João chegava ao Troca-Troca.

- Tudo bem, joão? (perguntou Olimpo, barbeiro do Troca-troca desde o início - amigo de todos).
- Tudo... (respondeu João escondendo o jogo).

Chico Soldado, o maior trocador do local, aproximou-se alegre, após ter lucrado Cr$ 1.500,00 ao trocar um televisor Colorado preto e branco, por uma bicicleta monark (com documento e tudo) e ainda dois relógios ORIENT, com dois caboclos do ALTO DO BODE, que queriam ver o enterro do Papa pela televisão.

- João, rapaz, desta vez eu lavei a égua. Vê aí, rapas, novinhas! Aquele televisor tá só o bocal. Só vai dar pra racha deles - comentou Chico e saiu alegre. João não tava legal. pensava em casa.

O horóscopo previa um dia propício para negócios. João era pisciano.

- Quer comprar, João? É 38, Taurus, trazido da Zona Franca. (Chico Soldado falava baixinho pro policial fardado não ouvir)... E então, rapaz, tu me dá Cr$ 2.700,00, agora, e o restante amanhã, certo?

- Tudo amanhã... pago tudo amanhã - balbuciou joão pensativo, misterioso.
- Feito. Falou bonito. Amanhã às 8 pr'eu poder fazer outros negócios com o dinheiro. Negócio fechado. Taí um bom negócio pra você, homem. Revólver pra tirar de aperreio é este aí, mano. Não falha mesmo!



INSTITUTO MÉDICO LEGAL
= Necrópsia =

                                   Nome: João Severino da Silva.
                                   Profissão: ?
                                   End.: Embrião do Bela Vista.
                                   Dia: 04/08/1978. - Sexta-feira.
                                   Causa-Mortis: Suicídio por meio de disparo de revólver,
                                                           marca Taurus, calibre 38, cuja bala se encontra 
                                                           alojada na caixa craniana, acima do ouvido direito.
                                   
                                   Motivo: I g n o r a d o

_____________________________________
Dr. Custo de Vida Inflação da Silva
- Criminalista do I.M.L. -



Venâncio do Parque
em VIA CRUCIS - Verso e Prosa

ABERTURAS




As valas abertas na Miguel Rosa
  sacodem as vísceras do trafegantes.
    Abriram as tumbas,
      Abriram o Congresso
        e o Mengo invicto
          abriu a contagem.
            O último bêbado
              abriu o compasso
                e em pleno asfalto
                  dançou e dormiu
                      "Atenção para o comercial:
                        As inscrições da COPEVE
                          já se encontram abertas.
                            Abrindo esperanças,
                              vendendo ilusões".
                                  O Mestre Dezinho
                                    ingênuo e pacato
                                      abriu o cacete
                                        disse cobras e lagartos
                                          A um certo pintor da elite.

É tempo de ABRIR
  é tempo de vir,
    - de ABRIR e de VIR -
      de abrir o passado
        trazer os cassados
          para nossa nação.
            Em frente ao prostíbulo
              uma puta otimista,
                sorria e cantava
                 de pernas pro ar.
                    E nós transeuntes,
                      ficamos a cismar:
                        Será que é esta
                          a tal ABERTURA do seu Figueiredo?



Venâncio do Parque
em VIA CRUCIS - Verso e Prosa

1.1.16

De Uruguaiana à Rio Branco, de Aquidabã à Pedro II: a mudança de nome é também ressignificação das liturgias e ritos das sociabilidades, por Nilsângela Cardoso Lima



As primeiras décadas do século XX são marcadas por sensíveis transformações no espaço urbano brasileiro, através da revitalização das cidades.

No Piauí esse processo se configura pela alegação de novos hábitos e costumes relacionados ao viver em cidade. Particularmente em Teresina a onda progessista se dá por meio da criação e valorização de espaços de convivência e lazer: praças, ou passeios públicos, salas de cinema, bares, teatros, cafés, clubes etc. Ruas cada vez mais limpas e saneadas, iluminação com luz elétrica e telefone, são avanços da mesma época que também chegam. Permaneceriam ainda por muitos anos outros espaços tradicionais de sociabilidade, tendentes a ser menos valorizados, tipo adros e salões das residências da aristocracia.

Bem exemplifica essas mudanças, a reconstrução da praça Uruguaiana, depois Rio Branco, entre os anos 1909 e 1913; reconstrução que lhe confere a condição de passeio público predileto da capital; na década seguinte, esse logradouro se tornaria centro da atividade comercial local. Note-se que a valorização urbana da área dos fundos da velha matriz do Amparo em detrimento da parte da frente – o adro das festas de antes – é emblemática das transformações mentais do tempo.


Igreja de Nossa Senhora do Amparo, vista da Praça da Bandeira
/ fonte: página TERESINA MEU AMOR)

Em especial, a juventude de elite frequentava esse espaço das sete às dez da noite, quando, ouvindo o ‘sinal’ do apito da usina elétrica se recolhia aos lares. A Praça Rio Branco, ajardinada e com coreto, atrai a elite, mas também setores populares marginalizados; a segmentação é bem evidente, conforme o uso das áreas mais ao norte ou mais sul, por uns e outros.


Praça Rio Branco / fonte: página TERESINA MEU AMOR)

Por estar localizada num ponto central da cidade e próximo a outros pontos de aglomeração e lazer, como por exemplo, a própria Igreja do Amparo, o Café Avenida e o Bar Carvalho, a Rio Branco caracterizava-se também como sala de espera de encontros previamente marcados, antes de dirigirem-se as pessoas aos referidos cinemas, teatros, cafés, bares e a outros locais de entretenimento da cidade.

Os anos 1930 chegam e com eles a perda de hegemonia da Rio Branco como lugar privilegiado do lazer dos teresinenses, isto em função da reforma da Praça Pedro II, antes chamada Aquidabã, em 1936. Com a reconstrução da Pedro II, e também a construção de prédios de arquitetura moderna ao redor dela, como o Cine Rex e o Cinema São Luis, além da revalorização do tradicional Teatro 4 de Setembro, torna-se ainda mais aprazível o clima da P2 para o “footing” da sociedade teresinense.

Do mesmo modo que a Praça Rio Branco oferecia um espaço propício a “namoricos” e ao desfile das moças com as últimas novidades da moda do Rio de Janeiro e dos cinemas, a Praça Pedro II se revela como o mais novo espaço para o divertimento da sociedade. O clima atrativo da praça, com seus jardins floridos e carnaubal decorativo, era ponto de encontro e desencontro de rapazes e moças, senhoras e senhores, constituindo-se na “única praça do mundo na qual jovens da época desfilavam em redor de um círculo, para deleite de seus admiradores”.


Praça Pedro II
/ fonte: página TERESINA MEU AMOR

As noite na Praça Pedro II decantavam uma iluminação pública, com animação de bandas da polícia e do exército, nas quintas-feiras e aos domingos, executando peças musicais. Nessa praça também eram promovidas as comemorações cívicas da cidade, além de comícios e outro agitos; palco, também, onde, em determinada época, certa intelectualidade trocava ideias e sabedorias.

Deve-se ressalta que a própria estrutura física original da praça resultava em contribuir, a exemplo da Rio Branco, para uma segregação social, quanto à sua utilização. Separada transversalmente por uma “rua”, tinha dois ambientes: a “praça de baixo”, local privilegiado para as chamadas ‘moças da sociedade’, enquanto que a “praça de cima”, também chamada de “praça das curicas”, era frequentada, em geral, por empregadas domésticas e pessoas do mesmo nível social. Era comum ouvir-se falar que na “praça de cima” as classe populares se divertiam, sendo ponto onde as moças mais pobres e soldados se encontravam.

O passei público de Teresina, também, pode ser visto como um refúgio para o público feminino que se encontrava no limite do espaço privado. O traçado requintado e atrativo das praças proporcionava um encontro de sociabilidades e de conveniências sociais. Mas é inafastável que o passeio público foi marcado por esse “apartheid” social invisível, mas muito presente dentro dos espaços de lazer e convivialidade da capital.

De outra parte, as festas e bailes eram atrativos que faziam parte do lazer teresinense, sendo realizados por ocasiões de aniversários, casamentos, viagens, vitórias políticas, dentre outras ocasiões que promovessem o encontro da “fina flor da sociedade” local. Tais festas possibilitavam que rapazes e moças demonstrassem os requintes da sua educação, bem como, consistiam em lugares elegantes, entre outras coisas, dadas as vestimentas da pessoas que os frequentavam. Os bailes eram festas tradicionais do lazer na cidade feitos em casas particulares, em decorrência da falta de locais apropriados para o divertimento na cidade.

A partir de 1920, eventos do tipo passaram a ser realizados em casa particulares e vão sendo transferidos para os clubes e salões que surgem na cidade. Pode-se destacar o Clube dos Diários, fundado em 1922, que passa a ser o local de encontro, lazer e diversão da elite teresinense, constituindo-se em local mais apropriado para os grandes bailes, também para as magnas sessões solenes da cidade, conferências e congêneres, além de récitas, concertos etc.

Voltando ao teatro e sobretudo ao cinema, como se viu, desde as primeiras décadas do século XX estão eles incorporando aos ritmos da cidade, sendo o Royal e Olímpia destacados cinemas da cidade, - ainda antes da idas e vindas da P2 e da abertura do moderno Cine Rex, inaugurado em 1939. Ambos apresentavam filmes mudos, exibidos de forma seriada. Devido a isto, as casas de espetáculo conseguiam manter uma clientela animada e constante, uma vez que as pessoas não queriam perder nenhum capítulo do filme. Entretanto, o cinema falado em Teresina é inaugurado em 12 de dezembro de 1933, com a exibição do filme americano “Doce como Mel”, no teatro 4 de Setembro. Este cinema apresentaria posteriormente filmes americanos e filmes de caubói. A chegada do cinema falado provocou mudanças no comportamento da sociedade, na medida em que as casas de cinema, até então existentes, começam a perder público para o 4 de Setembro, pois a elite e as pessoas de maiores recursos passam a assistir filmes ali.

Ressalte-se que, embora o cinema falado constituísse num dos importantes focos de entretenimento da cidade, não houve, de imediato, uma preocupação de se construir um lugar um lugar apropriado para a exibição de filmes. Os locais onde funcionavam os primeiros cinemas eram geralmente casas particulares e adaptadas. Nesse sentido, a inauguração do Cine Rex, casa de espetáculo própria e literalmente cinematográfica, dá orgulho aos teresinenses, sendo considerado “o mais bonito e moderno” que possuía a cidade.


Praça Pedro II, ao fundo Teatro 4 de Setembro (à esquerda) e Cine Rex (à direita)
/ fonte: página TERESINA MEU AMOR

Todavia, desde sua chegada, o escurinho do cinema foi alvo de reclamações de alguns setores da sociedade teresinense, principalmente daqueles ligados à igreja católica, por ser considerado um lugar de perdição para as moças de família. Logo, o ambiente do cinema propiciava a intensificação de flertes entre rapazes e moças. Do mesmo modo que o cinema, através de suas histórias romanescas, influenciava o imaginário do público feminino referindo-se aos relacionamentos amorosos.

Nesse contexto, a febre avassaladora do cinema, proporcionada pelo poderio dos Estados Unidos, faz com que a representação dramática teatral perca lugar para tal, não só pela concorrência, mas por falta também de quem a levasse adiante.

Nesse sentido, nos anos trinta do século XX, a arte cênica perde ainda mais espaço no lazer cultural de Teresina, quando o T4S é arrendado aos irmãos Ferreira, Alfredo e Miguel, para, como referido acima, a exploração do cinema na cidade. Tal medida criou um desestímulo maior aos amadores que demoravam a montar algum espetáculo. Além do que, o teatro em Teresina caracterizava-se como uma forma de lazer cara, dado o elevado preço dos ingressos e pela exigência do toalete. O T4S, única casa teatral da cidade, não permitia, assim, uma maior participação popular.

Uma dimensão interessante do lazer em Teresina ligado à revalorização e/ou criação desses novos espaços de sociabilidades, é o carnaval, a que se dá, então, uma nova roupagem e novas linguagens. As mudanças se deram, inclusive, na sua forma de apresentação, pois perde alguns elementos considerados ‘levianos’ para a participação do público feminino e católico, sobretudo na percepção da igreja, para quem o carnaval era “um atentado à moral e aos bons costumes, um perigo para as famílias cristãs e mesmo um causador de muitas ruínas”. Mas o carnaval se imporá desde então, ganhando a crescente participação da elite que, organizada em bailes, corsos e carros ornamentados, desfilava pela Praça Rio Branco, depois pela PedroII, e em tempo recentes, na Avenida Frei Serafim e, atualmente, com bastantes diferenciações, na Marechal Castelo Branco.

Durante a década de 1920, reitere-se, um dos elementos de muita valorização dos corsos foi o automóvel, então incorporado ao cenário urbano. Nas manifestações carnavalescas de rua participavam todas as camadas sociais que queriam se divertir. Todavia, sobreviviam as festas patrocinadas pela elite, geralmente feitas em clubes fechados ou em residências familiares, configurando-se num carnaval elegante e de acesso limitado. Eram bailes à fantasia ou máscaras, onde as pessoas se divertiam ao “som de orquestras que tocavam marchas e tangos”. Embora consideradas uma festa profana por excelência, os bailes carnavalescos, à medida que iam tomando um caráter ‘civilizado’ e familiar, facilitariam a presença das mulheres.

Uma pergunta se impõe: e o povo pobre da cidade, as classes populares como se divertiam? Embora essas formas de lazer em Teresina implicassem, em geral, no entretenimento da elite, as pessoas menos favorecidas, quando não participavam perifericamente dele, forjavam outras formas de lazer. Vale ressaltar que todas as camadas sociais foram, senão inseridas, influenciadas por esses novos símbolos do progresso e da civilização que as cidades ditas modernas ditavam.



Nilsângela Cardoso Lima
via Teresina 150 anos – 1852/2002 / Fonseca Neto (coord.)
Teresina: Gráfica e Editora Júnior, 2002


29.12.15

Menino no cais, Graça Vilhena


é uma criança sozinha
no cais vazio de barcas
vejo daqui o seu corpo
que a noite adormeceu
sem pensamentos e abraço

é um menino pequeno
sob o luar ao relento
feito uma flor no sereno


Graça Vilhena
em PEDRA DE CANTARIA
Teresina, Nova Aliança e Entretextos, 2013

22.12.15

PASSA O TEMPO PASSATEMPO




agora andaremos na chuva.
tirando o susto e o tempo
o mesmo caminho e a luz
                        sobra-nos.

agora caminharemos rindo
da cara da vida das coisas
                         caras
o barato é o rio e a fonte
               da Pedro II

bem, agora, bem, muito bem.
dê-me um cigarro e vede



em SÁBADO ÁRIDO
Teresina: 1985

19.12.15

PROPOSTA, Chico Castro


eu quero ter uma cidade
como o sol que bate numa laranja
solitária em sua geografia
de laranja
eu quero ter uma cidade
com a mesma convicção
de quem elabora um objetivo fatal
eu quero ter uma cidade
que seja só cidade
que viva como qualquer cidade não
que morra como qualquer cidade


Chico Castro
em CAMISA ABERTA e OUTROS ASTRAIS 
Teresina: 1976

13.12.15

A CIDADE MORTA


IX


                     Um dia escavarão esta cidade
                             nas sobras do futuro
      mas não encontrarão o sorriso da garota da praia
nem o instante de felicidade que tiveram um homem e uma
                                    [mulher numa noite de intenso verão.

      Acharão talvez um slide colorido da paisagem
              mas que não dará ideia do que foi a cidade
                                         nem o seu povo
                                      microfilmado dia a dia
em congestões de tráfego, abusos de poder e falta de amor.

                É difícil que encontrem um documento válido
                       da incompreensão que gerou
                                             tantas incompreensões
mas encontrarão pedras fundamentais e pedras finais
                    e talvez vestígios de uma catástrofe de concreto

mas

              — e as catástrofes íntimas
                   e o que cada um em si morreu no cada dia,
                   o que restará?
                 
             E o que encontrarão do esforço de eternidade
             que (cada um) fizemos para não morrer?
                             E de nossa linguagem, quem terá os cantos?
       E dos nossos destinos, quem reconstituirá os sonhos?
                                          E de nossa angústia, quem verá os traços?
                                        E de nossa solidão, qual será a ruína?

Passarão pelos escavadores apenas fantasmas inapreensíveis
                    e a memória repousará incógnita
                                                     sob árvores de pedra
                                                e estilhaços de metal.

               
                                                                                         dez. 66


Álvaro Pacheco
em O SONHO DOS CAVALOS SELVAGENS (1967)

11.12.15

"As árvores da Avenida Santos Dumont"




As árvores da Avenida Santos Dumont
                dividem o céu entre sol e semáforos
Parece que a beleza esconde toda dor
                e descanso a cabeça cheia de nada
Suas folhas não ligam para o casal no bar
                nem os passageiros que decolam com medo
                em outro voo do Aeroporto Petrônio Portela
Passeio, sem pressa, respiro, o sangue circula
Minhas pernas percebem o cair da temperatura
Interessante percorrer a anatomia dos sentidos
Jamais entenderei tal alegria flutuante
                Todo limite é miragem nessa parte da cidade
Sem saber, as árvores crescem alterando
meu corpo por diferentes estados emocionais



Thiago E
poema enviado pelo autor

"As árvores da Rua Álvaro Mendes"




As árvores da Rua Álvaro Mendes
                não existem para o aprendizado dos hábitos
Na calçada quebrada em que caminho
                seus troncos engrossam, alheios às pessoas
Há profundas rachaduras nas cascas dos caules
Olhando aqui, ou tocando nelas, é possível
                conhecer suas rugas – as ruas do tempo vivido
O sol não tem ouvidos para reclamações.
Essa parte da cidade de brasa e sombra
                melhora o pensamento em modificação:
                aquele encanto claro de palavra nova
                transmitindo mais surpresas que entendimentos
Passei a ter resistência aos poluentes urbanos
e o impulso extremo de absorver tudo



Thiago E
poema enviado pelo autor

9.12.15

FESTIVAL DE MÚSICA DA CHAPADA DO CORISCO - CHAPADÃO




Em 1995, eu Aurélio Melo e Henrique Costandrade tomavamos umas cervejas em um bar restaurante localizado perto da Praça do Liceu, se não me engano Bar e Restaurante Cearense. Naquele ano existia um Centro Integrado de Arte-Ciarte/Centro, Da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, coordenado pelo ator Fábio Costa e o humorista Dirceu Andrade, este sim, em frente a Praça do Liceu. Era um Centro vivo com atividades de literatura, música, dança, teatro, artes plásticas e cinema.

Eu era diretor do Departamento de Arte da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Aurélio era o coordenador de música e Henrique o coordenador do Caminhão da Cultural, um dos mais arrojados programas da Fundação, que era presidida por Dona Eugenia Ferraz. O Caminhão era equipado com som, luz, palco e uma equipe de seis pessoas, servindo a inúmeras associações de moradores, grupos culturais e artísticos, e às atividades da própria instituição, levando música, dança, teatro e cultura popular a diversos bairros de Teresina.

Estávamos exatamente vindo de uma atividade do Caminhão e paramos naquele bar para uma refrescada. Cerveja vai, cerveja vem surgiu a ideia de realização de um festival de música permanente para Teresina, no entanto, um festival que fosse diferente de tantos outros festivais já realizados na capital. A discussão rolou acalorada, e a cerveja, também, mais gelada.

Como diretor da Fundação comprei a ideia na hora. O festival seria realizado com uma nova dinâmica: seriam quatro eliminatórias realizadas nos bairros de Teresina, com a final no centro da cidade; O jurado seria o mesmo para as quatro eliminatórias, e o festival seria realizado com o apoio da associações de moradores e artistas dos bairros visitados. A categorias concorrentes seriam amador e profissional, com premiações distintas. Tudo acertado, precisávamos de um nome, algo impactante que aliasse identidade cultural e que fosse bom de marketing. Veio o veredicto final - Festival de Música da Chapada do Corisco e, como já estávamos chapados de cerveja, veio o subtitulo, chapadão. Assim nasceu o Festival de Música da Chapada do Corisco-Chapadão.

Para viabilização econômica do projeto contávamos com o bom transito de Henrique junto ao então secretario de finanças da Prefeitura de Teresina, Dr. Firmino Filho, por sinal, hoje prefeito da capital. Foi batata. Lançado o edital do festival a área musical de Teresina abraçou a ideia de uma forma surpreendente. Grandes músicos e compositores, cantoras e cantores piauienses participaram do Chapadão, que teve sua primeira edição em maio/junho de 1995.

Bairros como Mocambinho, Dirceu Arcoverde, Parque Piauí, Bela Vista, Piçarreira, Ininga e tantos outros receberam  o evento com festa em praça pública ou nos ginásios poliesportivos. Lembro de nomes consagrados de nossa música que participaram ou foram descobertos pelo Chapadão, como Rubinho Figueredo, Marlon Rodnei, Ostiga Junior, Paulo Utti, André de Sousa, Frank Farias; com shows nos intervalos de Gabi, Terra Francisco, Ensaio Vocal, Miriam Eduardo e tantos outros.

Passados mais de dezoito anos o Chapadão mudou de formato, foi muito modificado, mas ainda continua um grande festival e bastante significativo para a descoberta de talentos na área musical. Neste ano de 2012, eu, Aurélio e Henrique recebemos, no final de sua 18º Edição, realizada no Teatro de Arena de Teresina, uma placa comemorativa pela criação do evento, entregue pelo Presidente da Fundação, o músico e advogado Marcelo Leonardo e pela coordenadora de música, a cantora Luciana. Temos orgulho de algumas coisas na vida. Ter participado da criação do  Chapadão é uma delas.



Ací Campelo,
23 de dezembro de 2012
via blogue do autor

8.12.15

POEIRÃO | Narguilé Hidromecânico







A história desse disco começa em 2000, no Rock in Rio Café da Barra da Tijuca/RJ, na seletiva do concurso ESCALADA DO ROCK. Enganação exposta, burlamos todos as regras do tal concurso aquela noite. Simplificando: anarquisamos o negócio. Fomos cínicos e ácidos na entrevista com a TV, tocamos mais do que o tempo estipulado fazendo os caras desligarem o som do P.A. e o Bernardinho meteu um chutão na batera. E foi naquela noite que perdemos o tal concurso mas conhecemos aquela que viria ser a produtora do segundo disco do Narguilé, o POEIRÃO. Elza Cohen já havia lançado naquela época, através do projeto super demo, bandas como Planet Hemp, Jorge Cabeleira e outras algumas. O disco foi gravado no estúdio do Flávio Canecci, dos Funk Fuckers. Foi época de doideira entre as sessões de gravações em Copacabana, noitadas hardcore na zoeira no Sinuca da Lapa e farras com a gangue dos C.L.O.V.E.R. na Barra da Tijuca. Isso tudo resultou num disco pensado na sua feitura, diferente do primeiro. O conceito do disco gira em torno da relação entre o urbano e o rural sertanejo através de um ônibus de linha que levava o apelido de poeirão, que fazia rota pra Cacimba Velha, localização do sítio onde o repertório do disco foi criado e ensaiado. Fedendo a mofo e tossindo por causa dos ácaros do sótão do narguilé, faço agora um comentário faixa a faixa. Embaixo o link pra aqueles que não tem, ou perderam seu vale transporte pra essa viagem punk!


A vinheta de abertura do disco, a gravação de um telefonema a cobrar. Síntese do Narguilé naquela altura. Fazia a coisa acontecer mesmo que fosse debitado na conta do próximo!


1 - MAQUETES LOUCAS 0:08 (Fábio Crazy/Hernane Felipe)

Um rockão básico de 2 acordes com letra redundante, concreta, sem sentido...circular como é a música. Usamos um beat funk na intro e sample de Luiz Gonzaga. Muito boa de tocar ao vivo.


2 - REMÉDIO CASEIRO 3:56 (Nando Chá/Fábio Crazy/Hernane Felipe/Roberto Preá)

Uma evocação à insurreição sertaneja do cangaço, composta nas farras extremas dos CAIPORA. Pro Narguilé, tomou direção de um porradão punk em escala sertaneja e de dinâmicas e arranjo elaborado. Faz um permeio ingênuo nas brincadeiras de infância de crianças que tem o sertão e sua aridez como playground.


3 - JUMENTO BOM  7:42 (Márcio Bigli/Fábio Crazy)

Essa é um míssil. Baião sujo, de letra brutalmente ingênua, que depois vira uma metralhadora hardcore. Essa só dá pra tocar com raiva!!


4 - CROA  11:26 (Fábio Crazy)

A que foi mais longe nesse disco em termos de experimentações e outras maneiras de entender e produzir música. Um bumba meu boi de matraca sampleado sobre uma base de mpc criada pelo Dj Negralha... uma espécie de mantra de evocações de um candomblé eletrônico na coroa do rio Parnaíba.


5 -  PERSEVERANÇA DE CAATINGA 14:32 (Fábio Crazy/Dj Negralha)

Foi composta e produzida totalmente no Rio de Janeiro na época da gravação do disco. Parceria entre mim e Dj Negralha, foi resultado de experiências feitas no mpc dele. Eu fiz a letra e o Negralha sampleou a harmonia de uma gravação tosca dos CAIPORA. Entrou no disco na última hora.


6 - NOME AOS BOYS 16:32 (Fábio Crazy/Joselé Barbosa/Sandro Saldanha)

Essa música é a mais antiga de todo nosso repertório. Foi composta em 1989, ainda nos tempos do power trio punk SEM IDENTIDADE (nome fuleiro esse!). Na versão do Narguilé assumimos em seus riffs a influência RAGE AGAINST THE MACHINE. Há nela também muitos espaços pra experimentações de música nordestina.


7 - PRESENTIN 18:38 (Fábio Crazy)

Baião + hardcore. Básico, simples... Narguilé. A letra, em estrutura formal de quadras poéticas nordestinas tem um estilo Zé Limeira. Misturando farinha com mandacaru e Bruce Lee. Essa música foi uma festa em estúdio, com participações nos backing vocals de Josh S. e Daniel Hulk.


8 - MURIÇOCA  21:28 (Galvão Júnior/Fábio Crazy)

Hardcorezinho 100 por hora do tempo dos PIORES que fala de maconha. Criamos essa intro ainda em estúdio com o Flipper cantando um boizinho. A idéia era dar mais impacto quando entra o hardcore.


9 - FOLIA DE LONGE 23:00 (Hernane Felipe/Fábio Crazy)

Essa eu não sei o que rolou no estúdio. Não é eficiente como é a musica por si só. Uma metáfora através do homem que está entre o urbano e o rural. Tem referências locais na letra. Raimundo Soldado, Maria da Inglaterra, Praça da Bandeira, Quiosque do Dario e Luis do Óleo.


10- LISO CALLING (vinheta) 27:23


11 - MAQUETES LOUCAS (macaco mix) 27:57 (Maquetes Loucas Remix by Josh Satan) 

Versão eletro viajandona do Josh Satan. Neurótica, fecha o disco com outro extremento musical sem descosturar a colcha. Tem samples do Narguilé tentando derrubar um elevador de porta pantográfica num edifício em Copacabana.



link disponibilizado no blogue da banda para download:

6.12.15

A FÚRIA DO SOL




a fúria do sol
anima-se em outubro
nas folhas do ipê



Caio Negreiros
em TERESINA: Um Olhar Poético
Teresina: FCMC, 2010
Organização de Salgado Maranhão