22.10.18

campeador, Graça Vilhena


era maio na cidade
quando ele chegou de manso
ouviu o rio e as moças
que desciam em correnteza
pro seu peito sonhador

e campeou os desejos
com força de vencedor
sem esquecer a lição
que a terra seca ensinou

ah campeador, campeador
que tem por sina entender
o destino das palavras
e a mulher do seu querer

e nesse teresinar
cresceu o seu amanhã
onde cabem agasalhados
amigos que são irmãos.


Graça Vilhena
Poema-prefácio do livro
Pétalas, uma antologia poética, de Cineas Santos
Oficina da Palavra: Teresina, 2010

20.10.18

"marco zero ereto", Renata Flávia


marco zero ereto no caminho das pessoas que vão ao mercado. marco zero ereto inaugura o primeiro ato, entre tuas torres, entre tuas pernas, amparo! em plena praça da bandeira te atravessa, te fecunda ao meio. entorpecida em engano, ritual tântrico, cria a cidade mal nascida restaurada em sexo de pedra e devaneio. as flores que afogam as fontes do jardim, ontem foram tua beleza, amparo. ontem quando na última hora do dia marco zero em chamas derramou-se em casa e calor para povoar beira de rio, beira de sonho, beira de cama. é mentira que o amor tem encontro marcado. é mentira, amparo! que teus olhos virgens foram os primeiros a tocar este espaço. teresina treme. teresina em chamas. brilhantes purpurinas de sol no parnaíba. já existia, amparo. todas essas sinas. antes desse amor interessado já existia vida.


Renata Fláviaenviado pela autora (lustredecarne.zip.net)

Um Suspiro de Rock (doc), João Victor Rolim




Documentário sobre a cena de Rock em Teresina-PI na primeira década dos anos 2000. Explora o período através do ponto de vista de alguns artistas que fizeram parte daquela efervescência musical. 


Direção, roteiro e edição: João Victor Rolim
Orientação: Prof. Dr. Achylles Costa
Assistente de Produção: Mariana Campelo

19.10.18

Baião de Todos - Edição comemorativa de 20 anos, por Geraldo Borges



Há três opções para uma leitura da antologia "Baião de Todos", editada pela FUNDAPI, e organizada por Cineas Santos e Keula Araujo (Teresina - PI, 2016).

A primeira seria aleatoriamente, abrindo aqui e ali, uma página do autor que chamasse atenção do leitor, por simpatia, ou, mesmo, por preferência de estilo, titulo e tema; e saboreando ao seu bel prazer, até mesmo por que a antologia é um leque de várias cores temáticas, um mergulho nas profundezas da alma dos poetas na luta com a inspiração.

A segunda leitura seria a linear, quer dizer, a forma em que o livro foi montado. Ordem alfabética de A W, terminando com o William Soares, o consagrado poeta de nossa cidade e que vive levitando pelas ruas com o seus passos em câmara lenta.

A terceira leitura seria em ordem cronológica, o que poderia muito bem explicitar os estágios da poesia brasileira de expressão piauiense. Claro que esta leitura não é possível, já que a antologia não foi organizada em ordem cronológica. Mas, pensando bem, as sintéticas informações biográficas, em parte, ajudam bastante ao leitor que se propõe a estudar com mais empenho a nossa literatura.

Quanto a ilustração a capa do meu amigo Amaral é muito bonita. Uma revoada de pássaros. Poesia. Mas não reflete o miolo da antologia, que, no meu entender, é a contradição do novo na luta contra o antigo. A não ser que a revoada de passarinhos signifique um bando de poetas perplexos em sua cidade sitiada.

Quanto a qualidade da antologia Baião de Todos é um bom prato, pena não ter aparecido mais convidados. A gente ler e fica lambendo os beiços. Tem sabor para todos os paladares, os mais bizarros e esquisitos. Os poetas surpreendem, tanto os mais novos como os mais antigos. Uma das características dos poetas é cantar a sua terra. Celebrar a sua aldeia. E o que tem de sobra em Baião de Todos. Vejamos. Graça Vilhena:

"No mercado central
As verdureiras arranjavam
Buquês de cheiro verde"

Os exemplos são muitos, o leitor pode conferir no livro. Os poetas mais antigos falam de uma velha província, que jamais será restaurada a não ser na memória e imaginação dos poetas. Os poetas mais novos, que cresceram dentro de um cenário de uma cidade em transição, que se verticalizou em concreto, cantam sua cidade dentro de outro compasso. Uma cidade estilhaçada por contradições. Contradições bem colocadas como se pode ler nos versos de Lívia Maria;

"Amar é ter uma bicicleta
mesmo morando no terceiro andar
E sentir uma euforia quando tudo é cansaço"

Exemplar. A bicicleta é o novo instrumento da modernidade que terão de enfrentar os novos poetas do Baião de Todos. A maioria não acredita mais em musa, essa velha puta romântica. Por isso mesmo terão que pedalar muito e sentir euforia quando tudo é cansaço. Porque sem alegria e estudo não existe inspiração.


Geraldo Borges
Sobre "Baião de Todos",

Teresina 1990, por Nilo Martins




Imagens de Teresina - PI gravadas por Nilo Martins, em 1990.

16.10.18

Severo - Suor, Violento Precário (2018)





1. Ele tá jurado (vinheta)
2. Herança do Homem  00:23
3. Só chove sol (vinheta)
4. Quando a Lua Aparece  05:04
5. Trabalhador nunca se esconde no meio do povo (vinheta) 
6. Um Tipo de Mágica  08:53
7. Samambaia (vinheta)
8. Cajueiro Brabo, Maracujá Cabôco 14:20
9. Sacudir em Volta  18:34

Gravado no Estúdio Audmus, Teresina - PI , entre dezembro de 2017 e abril de 2018 (exceto voz, gravada em Blackroom Estúdio); Técnico responsável: Júnior Audmus
Mixado/Masterizado em Blackroom  Estúdio, São Luís - MA, Técnico responsável: Sandoval Filho

Produção Musical: Severo e Pedro Ben

Arranjos/
Guitarras: Pedro Ben
Baixo: Cauê de Lima
Bateria: Javé Montuchô (Um Tipo de Mágica), Nildo González ( Sacudir em Volta, Herança do Homem,  Cajueiro Brabo Maracujá Cabôco,  Quando a lua aparece)
Percussões: Arnaldo Boa Esperança
Piano/ Teclas: Sandoval Filho (Um Tipo de Mágica / Herança do homem)
Cuíca: Márcio Cuíca (Herança do homem)
Sax Tenor: Raniel Silva (Quando a lua aparece)

All lyrics composed from by Severo 

Toadas incidentais / vinhetas

*Ele tá jurado (Boi Estrela Dalva - PI)
*Ponto de Gira / Maresia  (domínio público)
*Samambaia (Toada de cabôco / Jayro Almeida Rodrigues. Oxóssi é Rei. Gravadora Cáritas (K7), 1985

Capa (web): Severo
Foto: Alexander Galvão
Tipografia: Philip Marinho
Arte da Capa: Pedro Leonardo

Avalanche ufológica em Teresina em 1969, Reinaldo Coutinho


O estado do Piauí, de baixa densidade demográfica (pouco mais de 12 hab/km²) e grande território (mais de 250.000 km²) sempre foi alvo de avistamentos ufológicos. A imprensa em si nunca registrou grande número de casos ao longo dos últimos 50 anos, em decorrência da deficiência de informações, distâncias, transportes e meios de comunicações. 

Consultando nossos arquivos, descobrimos, porém algo muito estranho. De maio a julho de 1969 houve uma série de avistamentos na própria capital, Teresina. Se forem consultados todos os jornais antigos do Piauí, em nenhum momento se achará quatro testemunhos em tempo tão restrito, cerca de dois meses. Também curioso é que dos quatro, dois foram na região central da cidade e dois deles, nas duas praças mais centrais da capital.

Senão vejamos. No dia 10 de maio de 1969 o jornal O DIA noticiava que o jovem estudante Marcelo Dante de Almeida Nunes conseguiu fotografar, na Praça Saraiva, no coração de Teresina, onde se localiza a igreja de Nossa Senhora das Dores, um estranho objeto, que posteriormente foi considerado um "disco-voador", que sobrevoava o local. Na época Marcelo contava com quinze anos e estudávamos juntos no Colégio Diocesano, em frente à praça onde ele presenciou e fotografou o fenômeno. 

Recordamo-nos dele como uma pessoa de grande inteligência, sempre muito irrequieto e interessado em mistérios da natureza e com uma predileção especial por dinossauros e vulcões. Em cultura e conhecimento puxou muito ao seu pai, professor Vespasiano Rubim Nunes, mestre de Direito de Trabalho em Salamanca (Espanha). Marcelo andava sempre com a máquina do pai e com ela flagrou o suposto OVNI. Consta que agentes do Ministério da Aeronáutica teria visitado a casa de nosso colega para obter maiores informações. 

Só voltamos a ver Marcelo Dante por volta de 1998, quando ambos prestávamos serviço à Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Piauí, ele como arquiteto, eu como geólogo. Mas nessa época eu não me lembrava mais do caso e consequentemente não toquei no assunto, embora ele tenha muitas vezes me falado que se dedicava à ufologia.

No dia 03 de junho de 1969 o jornal O DIA, de Teresina, noticiou que o contista Pedro Celestino de Barros, funcionário da Delegacia Regional do trabalho e professor do Ginásio Municipal, Eurípedes de Aguiar teria avistado um UFO (na época diziam Disco-Voador) uns três dias atrás, num sábado, às 19h40min, juntamente com a esposa e filhos. Na descrição dele era uma bela luz azulada, sobrevoando sua residência, na Rua Manoel Domingues, 1677. A família Barros refere-se ao objeto como pratos côncavos colados pelas bordas, com bojo saliente. O fato teria acontecido quando Pedro Celestino estava sentado na calçada de sua residência com a esposa Auri e os filhos Maria Ivonilde, então com 18 anos e Aluísio, então com 15 anos. Celestino declarou textualmente ao jornal O DIA, de Teresina-Piauí:

...e vejo um clarão enorme, grande foco luminoso azul diáfano, se deslocando rápido em direção oeste-leste, semelhante a dois pratos côncavos, colados pelas bordas, com bojo saliente. Todos ali levantaram a vista na mesma direção. Esperei pelo barulho, supondo que fosse avião. Nada! A esfera se deslocou rápida e sem barulho, quando todos gritamos: É o disco-voador!

No dia 07 de junho de 1969, o jornal O DIA, de Teresina, publicou que o vereador do antigo MDB Totó Barbosa (1919-2010), veterano e renomado fotógrafo, flagrou um "disco" sobrevoando o prédio onde ficava a sorveteria Bela Vista, na Praça Pedro II, a mais central da capital do Piauí, entre 17:00 e 17:30 horas. O filme teria sido revelado somente tempos depois, pelo que não teria ficado suficientemente nítido e contrastado, segundo o fotógrafo.

Totó Barbosa (acervo da família)

Revelado o filme, constatou-se que o "disco-voador" de Totó Barbosa era quase igual ao fotografado por Marcelo Dante no mês anterior. A única diferença era que o objeto fotografado pelo vereador não tinha a forma exata de dois pratos ligados pelas bordas.  Quem viveu em Teresina nos anos 1960 e 1960 necessariamente conheceu ou pelo menos ouviu falar de Totó Barbosa, um dos mais famosos fotógrafos do Estado e conhecida figura no meio social e político.

Na edição de 15/16 de junho de 1969 do Jornal O DIA, consta que o poeta Hermes Vieira (1911-2000) viu, numa noite do dia 10, cerca de 18 km da cidade de Teresina, nas matas do Baixão de Juá e Cipó, durante uma caçada, um clarão estranho e diferente. Disse Hermes que era uma "estrela" três vezes maior que a estrela Dalva. O objeto apagava e acendia, com cor branca muito viva. A testemunha não reconheceu a forma de "disco-voador", mas acrescentou que... era um objeto espantosamente belo e estranho!

São avistamentos praticamente esquecidos. Talvez outros no mesmo período não tenham sido registrados em jornais ou rádios da época. Porém algo de estranho se passou naquele período maio-junho-julho nos céus de Teresina, capital do Piauí.


Reinaldo Coutinho
"Desvendando o Piauí"

PROIBIDAS AS LUZES MODERNAS, Rodrigo M Leite


proibidas as luzes modernas

os bêbados sem dor

ao toque dos cadeados nos velhos portões
ao brilho do ferro antigo estacionado
ao beijo nos temperos do mercado

esfrego as mãos nos vestígios de tinta e cola com papel
[ressecados nos postes

singrar por uma cidade onde as ruínas ruminem
em 2015, inédito em livro

15.10.18

Dobalina, por Elias Paz e Silva



lembrança de curral
na tarde oval

feixe de palavras
sobre o verão de arder

ao sol seca o tempo

chove o silêncio
na cidade infante



Elias Paz e Silva
A POESIA PIAUIENSE NO SÉCULO XX | Antologia
Organização, introdução e notas por Assis Brasil
Teresina / Rio de Janeiro: FCMC / Imago, 1995


TERESINA ANTIGA, A. Tito Filho


Nos festejos de São João acendiam-se inúmeras fogueiras e se enfeitavam as ruas de patis. Defronte do palácio do governo exibia-se o boi do Manoel Foguista. A cidade tinha mais casas de palha do que de telhas. Quase não havia muros nos terrenos, cercados de talos de buriti. Fabricavam-se cigarros de duas marcas: CONDOR e REI DE PAUS. Principais operários da fabricação: Antônio Cazé, Leônidas Carvalho e Domingos Ferreira. Fazedor de imagens de santos, Vitor. As quadrilhas nos bailes eram marcadas pelo funileiro Gervásio, de fraque. Fabricante de violão, Lourenço Queirós. BANDAS DE MÚSICA: a dos Almeidas, a do Azevedo, a de pau de corda, composta de violão, flauta e pandeiro, entre outros instrumentos, propriedade de Pedro Tonga. A professora de música Ana Bugyja Britto mantinha orquestra para tocar nas novenas e aniversários. As bandas da Polícia e do Exército exibiam-se nas retretas da praça Rio Branco, dividida em duas áreas, a da alta-roda, ou gente de PRIMEIRA, e  a de segunda classe: ÁGUA. Denominavam-se cargueiros os animais carregadores de água do rio para as residências, vendida de porta em porta. Pessoas ilustres apanhavam o precioso líquido no seus próprios animais. CAVALOS. O cidadão Boeiro, morador no Barracão, fundou uma escola para que os cavalos aprendessem a marchar, esquipar, trotar. Dia de domingo realizava-se corrida desses quadrúpedes do centro da cidade até a Catarina. Esporte dos ricos. Boeiro vendia fumo de corda. Homem de posses. Emprestava dinheiro até ao Estado em dificuldades. ARROZ. A primeira máquina de beneficiar arroz pertenceu ao cidadão Manoel da ria São José, hoje Félix Pacheco. Ainda trabalho se dava às pisadeiras, no pilão, iniciavam a tarefa pelas três da madrugada no bairro Vermelha. CABARÉS. Animados. Danças até de madrugada. Cada rapariga tinha sua alcova, com cama, rede, penteadeira. Serviço de bar. Mulheres sempre novas. Havia intercâmbio de prostitutas de São Luís, Fortaleza e Teresina. Principais lupanares: Rosa Branca, Raimundinha Leite, Gerusa, na década de trinta e quarenta. Famoso também o cabaré da Calu na Piçarra. No carnaval as meninas alugavam caminhão e participavam do corso pelas ruas da cidade. As mais aplaudidas pelos machacás. CINEMAS. Quando me entendi, eram 3 as casas exibidoras: Royal, para molecada, bancos de madeira, sem encosto, o "Olímpia", na praça Rio Branco, da elite. Muita elegância nas sessões dominicais. A princípio, fitas mudas acompanhadas de música por artistas da terra, e o Theatro 4 de Setembro, que inaugurou o cinema falado em Teresina, a partir de 1933. Depois surgiram o "Rex", o "São Raimundo", o "São Luís", o "Royal", segundo deste nome. Muito namoro em todos eles. Namoro forte. O Teatro e o "Olímpia" ofereciam, sábado e segunda-feira, respectivamente, entrada gratuitas as meninas da Escola Normal. Os gajos pagavam. Na escuridade das salas de projeção, nesses dias saudosos, vigorava a bolinação. Uma pouca vergonha, rapazes agarrados nos seios das garotas. Uma graça Teresina. Boa de viver. Inesquecível para os que a conheceram nas suas graças e atrativos.


via Jornal O DIA
em 04 de novembro de 1988

OS CARNAVAIS, A. Tito Filho


MONSENHOR JOAQUIM CHAVES escreveu que o carnaval teresinense até 1959 “era mui modesto e consistia quase que exclusivamente no entrudo” – o entrudo brutal, das bisnagas, que esguichavam água suja, vinagre e outros líquidos; os limões de cera, as cabacinhas, que se derramavam em roupas e cabeça. O entrudo era sujo e grosseiro: usavam-se nele até baldes, bacias e gamelas dágua de mistura com porcarias.

Em 1859 começou a desaparecer o entrudo. Houve o primeiro carnaval em Teresina. Fundou-se uma sociedade carnavalesca. Brincou-se de domingo a terça-feira. Bailes de máscaras no Teatro Santa Teresa. Desfile de música e cavalheiros mascarados pelas ruas. Rapazes já se fantasiavam de mulher.


1860 a 1862

Folguedos bem animados. Domingo, 19 de fevereiro, mascarados a cavalo e a pé percorreram a cidade. Na terça-feira, baile no Santa Teresa. Os anos seguintes, 1861 e 1862, não ofereceram novidade.


1863 a 1869

Local dos principais folguedos: lardo da Saraiva, hoje praça Saraiva. Muitas figuras grotescas percorriam as ruas, com bandas de música e foguetório.


1870

Surgiu a Sociedade União: quarenta sócios. Folguedos no domingo, 27 de fevereiro, praça Saraiva, 16 horas. Mesma hora, segunda-feira, na praça do Quartel. Primeiro de março, baile. Um grupo de 12 foliões andou pelas ruas, de calça, colete, paletó de brim branco e barrete verde.


1871 a 1892

Carnavais com rico sortimento de máscaras, gorros e bonés. Bailes e passeatas.


1893

Animadíssimos festejos. Apareceram dois clubes carnavalescos, que se saíram galhardamente.

CLUBE DOS FENIANOS. Realizou formidável zé-pereira. A cidade em peso prestigiou o baile de ricas fantasia, nas quais primava o outo, a seda e o veludo. Salões esplendorosos. Festa deslumbrante que durou até 2 da madrugada. Terça-feira gorda houve marcha triunfal pelas ruas: banda de música, corneteiros e tambores. Pelotão de cavalaria. Carros alegóricos. Mascarados. Uma carruagem de garotas fantasiadas. Depois do desfile, piquenique.

O outro clube, chamado Fênix, deu recepção ao Príncipe de Carnaval, em duas grandiosas marchas triunfais e um suntuoso baile.


1894

Pomposo programa do Clube do Fenianos. Dois grandes bailes, domingo e 3ª feira, ambos na Câmara dos Deputados. Entusiasmo inexcedível. fantasias ricas e deslumbrantes. Música ruidosa. Muito luxo e elegância. No primeiro baile, por exemplo, Dona Mundinha Rosa fantasiou-se de Aurora: vestido de seda cor-de-rosa, decotado, coberto de gaze branca estrelada. Rodas prateadas na fronte. Custoso diadema no alto da cabeça. Luvas de seda cor-de-rosa, bonito cinto, delicados sapatos prateados, meias de seda cor-de-rosa. estava acompanhadas das filhas Dedita e Déia. No segundo baile, apresentou-se de Cigana, saia de veludo carmesim, com larga barra de veludo preto. Enfeites dourados, preso por largo fio de ouro, com triângulos, chaves e compassos. Sapatos pretos, meias de seda encarnada.

Dona Sinhá Avelino compareceu no primeiro baile fantasiada de Água. Trajava vestido de cetim azul com larga barra de cetim branco, em que se viam pintados peixes e mariscos. Meio corpete com escamas douradas. Volta e pulseira de coral. Coroa de musgo e uma grande estrela-do-mar.


em OS CARNAVAIS DE TERESINA (1972)

O PARNAÍBA, Oliveira Neto


Águas turvas, imenso, vagaroso,
O Parnaíba desce para o mar.
Qual um molusco, lerdo, preguiçoso,
parece sem vontade de chegar!

Sereno, vai andando, majestoso,
o aguaceiro barrento a deslizar...
E nas margens um bando vaporoso
de garças cor de neve a esvoaçar...

Ó velho Parnaíba dos poetas!
O progresso mudou o teu destino
e te deu novas e importantes metas!

És portador de um mundo de esperanças...
E o povo do Nordeste canta o hino
do sonhado futuro de bonanças...


Oliveira Neto
em Ícaro (1951)
apud A POESIA PIAUIENSE NO SÉCULO XX | Antologia
Organização, introdução e notas por Assis Brasil
Teresina / Rio de Janeiro: FCMC / Imago, 1995

SOLUÇÃO, Guardia


Quando um verso muito antigo de repente traz a tona nossa historia
Quando a tela numa noite dessas pinta em poucas cores nosso tempo atrás
Quando a chuva rala lava o chão de asfalto e a cidade iluminada respira

Quando a página do livro me confirma me relembra o que fomos
Quando as luzes do cinema com o tempo se confundem com os sonhos
Quando o riso largo vaza tento agarrar e sei que esse riso não é meu

Dente por dente        
rasgo o cartão postal
Olho no olho          
homem de pouca fé
Tudo desaba saio de casa assim          
o piso arranca toda a sola do pé
Olho por olho            
assisto um coração
Volto a perguntar            
onde haverá você?
Num rastro de sol sem luz pode ser
Na soma de meus azuis pode ser que sim pode ser

Espero e perco o bonde o trem o rumo a condução

Sigo em frente sinto que caminho fora do mundo por alguns segundos do cortejo
Volto pro chão tudo normal mas sempre encontro tempo pra tristeza
Aquela marca ficou na parede
Aí não tive chance de esquecer
Eu organizo nosso movimento
Dentro da lembrança
Aquela marca que desenha a trança
Parece bem mais viva do que eu, e digo
Um canto novo nasceu mas quem que vai cantar comigo?
Não tem solução

(...)

Canção do segundo LP da Guardia. Gravado entre 2014 e 2015 por Jan Pablo e Cavalcante Veras na Canis Vulgaris Records. Produzido por Jan Pablo e Cavalcante Veras. Mixado e Masterizado na Canis Vulgaris Records por Jan Pablo.


Guardia / Imperfei (2015)
Jan Pablo e Cavalcante Veras
Canis Vulgaris Records
Canal no Youtube

Não se Pode, por João Ferry



Quando eu era menino andava em voga
A história da "Não se Pode",
Uma mulher esguia, que de toga
Como um fantasma, à toa, de pagode
Altas horas da noite então vagava.

E quando alguém seu nome perguntava
Invariavelmente respondia,
Com a voz cava e cheia de agonia:
"Não se Pode!" "Não se Pode!"

Era um fantasma esquisito e feio
De estatura comum, mas que crescia
Toda vez que cigarros acendia
Nos lampiões das esquinas e do passeio.

Escaveirada, de carão ossudo,
olhos sem brilho, sem nenhum clarão,
A "Não se Pode" era um duende mudo
Alma penada pela solidão.

Soldados de patrulha da cidade
Uma noite entenderam de segui-la.
Mas a "Não se Pode", como um cão de fila,
Evitava qualquer intimidade.

Suas pegadas no chão jamais se viu

E do velho quartel para o mercado,
Seus pontos preferidos,
Era como um vulto malfadado
Dos mistérios do além, desconhecidos...

E quando uma noite fugia pelo espaço
"Não se Pode" também no seu regaço
Em fumaças de pós se desfazia...

A minha alma também é assim
Se alguém sacode
Os sofrimentos que meu peito esconde
Pressurosa e bem triste ela responde:
"Não se Pode!" "Não se Pode!"



João Ferry
em Chapada do Corisco (1952)
apud A POESIA PIAUIENSE NO SÉCULO XX | Antologia
Organização, introdução e notas por Assis Brasil
Teresina / Rio de Janeiro: FCMC / Imago, 1995


Entrevista com o poeta Carvalho Neto, por Elias Paz e Silva



João Ribeiro de CARVALHO NETO nasceu em Amarante (PI), em setembro de 1944. Estudou em Teresina, São Luís, Salvador e Fortaleza, participou do movimento estudantil e graduou-se em Odontologia na Universidade Federal do Ceará.

Funcionário público, reside em Teresina (PI) onde trabalha no Programa Saúde da Família.

É autor dos livros: Variantes do Berro (1978); Arquitetura do Ser (1982); Da Oportuna Claridade (1997); no prelo Remansos (2008).

Participou das antologias: Baião de Todos – Editora Corisco (PI); Visão Histórica da Literatura Piauiense – Herculano Moraes; Nordestes – Fundação Joaquim Nabuco (Recife – PE); Antologia Poética – Projeto Mão Dupla (PI-CE); A Poesia Piauiense no Século XX – Assis Brasil.


Entrevista com o poeta Carvalho Neto

Elias Paz e Silva – Como nasceu o “poeta” em ti? Em que momento “houve luz”?
Carvalho Neto – Quando entendi que ao ser escolhido pela poesia, a eterna linguagem do mundo, o ser poeta significava compartir. Fiat lux!

EPS – Testemunha e participante ativo da militância estudantil nos “anos de chumbo”, o que nos tem a contar à nossa geração?
CN – Que a educação é fundamental na formação de uma sociedade livre e democrática.

EPS – Você já se libertou dos fulgores da década explosiva de 60 ou relâmpagos de sonhos ainda reverberam agora, depois dos 60 anos?
CN – há que se falar da aurora
da minha
da tua vida.

EPS – Como se dá o seu processo criativo, como nasce a poesia em ti?
CN – Só escrevo quando tenho vontade. Para mim é importante o gesto, o ser-em-si, meu quintal.

EPS - Companheiro-amigo de Torquato (Neto) na adolescência, o que nos tem a testemunhar do agora nome de Campus Universitário?
CN – Devo ao Torquato o gosto pela poesia, quando apresentou-me versos de Vinícius de Moraes. Ícone do movimento tropicalista, merece a homenagem. Poetar é correr o risco (Torquato Neto).

EPS – Você diz mais em prosa ou verso?
CN – Um dedo de prosa
O verso é meu universo.

EPS – De “Variantes do Berro” (1978) até “Alegoria” (2008), o que permanece, esteticamente, no Homem-Poeta e qual o fio de continuidade ou ruptura em sua poesia?
CN – O espaçamento entre livros é grande porque produzo pouco. A gente renasce em cada livro, portanto não há ruptura. Há sim, hiatos de agonia.

EPS – Entredentes, é bom desafinar o coro dos tristes? Ou você não rima poesia com alegria?
CN – uns fazem versos na argila
outros no aço
eu me satisfaço
em fazer versos sem cor
se é que faço
está na flor?
na tua boca
no teu delírio...
como posso
se já é um martírio esse morrer de amor?

EPS – Qual o maior (ou os maiores) presente que a vida-poesia lhe deu?
CN – O de poder mergulhar no universo interior abrindo trilhas para a sensibilidade, respeito às diferenças, musicalidade e principalmente para liberdade.

EPS - Dono de um estilo singular, reconhecidamente bem elaborado, de ti se pode dizer “o estilo é o homem”?
CN – Segundo Graciliano Ramos, estilo é o jeito. Concordo.

EPS – Ex-boêmio, líder estudantil, bêbado de sonho, dentista, pai de família, como conciliar o estro artístico com a ética humanista?
CN - Procurando ser transparente, ético, com compromisso social.

EPS – Leitor de clássicos da literatura rebelde sessentista, o que você diz ao leitor atual e à geração de leitores do futuro?
CN – dos corredores do tempo
saí batido, deserto, verdadeiro.
ansioso
digo para mim
em verso quase inteiro
confesso
faria tudo de novo.



Entrevista realizada por Elias Paz e Silva

Publicada originalmente em Overmundo