11.6.21

Let’s Rock da House!, por Laís Lustosa




Tudo aconteceu numa festa de aniversário. Os amigos estavam reunidos, conversando sobre novos projetos que surgiam no cenário artístico da cidade, como é o caso do Projeto Hooligans (projeto alternativo que acontece em dias de quinta), no Mercearia Pub Bar, e resolveram fazer o seu próprio. Foi assim que surgiu a base da Rock da House, festa com edições mensais voltadas para o público de Teresina.

A festa acontecia na casa de Pepa Hidd, produtora da famosa festa “Vinte e poucos anos” e uma das organizadoras da Rock’da’House, e os amigos resolveram fazer uma festa nova, diferente, para um público diferenciado, aproveitando o espaço daquela casa. “A gente pensou em um nome e surgiu a ideia de ‘sacudir a casa’, que no inglês seria ‘let’s rock the house’”, explica Gualberto Júnior, o outro organizador do evento.

Mas por que nessa casa? Segundo Gualberto, a localização era central e de fácil acesso a todos, além da ausência de vizinhos. Isso permitia um som mais alto e potente, favorecendo a apresentação de bandas.

A princípio, a festa seria uma espécie de vitrine, dando oportunidade para quem estava produzindo na época. E não só para música, mas para artes também, ou seja, além das apresentações das bandas, também poderiam ser encontradas exposições artísticas na Rock’da’House.

Primeiro Rock'da'House



Na primeira edição, por exemplo, foram escolhidas duas bandas que faziam suas próprias composições e tinham um estilo definido por diversas influências, como rock inglês e samba. As discotecagens animaram a pista com o melhor do rock dos anos 70 ao atual, e as exposições de artes traziam temáticas urbanas e contemporâneas. De lá para cá não mudou muito, os temas continuam atuais, mas não necessariamente os que estejam em voga na mídia.

Mas logo surgiram os primeiros contratempos. “A ideia da exposição de arte se desfez logo no início devido à falta de compromisso de alguns dos artistas que expunham em nossas dependências. Não foi uma relação boa. Então resolvemos cortá-la logo no início para evitar transtornos e chateações”, explica Gualberto.

Pascoa


Outro problema foi uma denúncia na Delegacia do Silêncio, já na terceira ou quarta edição. Os organizadores descobriram, então, que na casa vizinha à casa de Pepa, onde aconteciam as edições do Rock’da’House, funcionava uma pensão, justamente do lado aonde o palco era montado.

Para resolver o conflito, conversaram com a dona e decidiram que a festa teria apenas DJ’s, já que o som desses não incomodava tanto. A Rock’da’House passou então a ser nômade, mudando de casa nas festas em que teriam apresentações de bandas.

Festas juninas



A primeira edição da Rock’da’House aconteceu em junho do ano de 2007 e contou com um público de 50 pessoas. A partir daí, as edições chegam a ter de 150 a 200 pessoas, em média, por edição pequena (as que acontecem ainda na casa da Pepa) e cerca de 600 em edições especiais (as que trazem atração especial, como foi o caso das bandas Montage, de Fortaleza, da Las Bibas from Vizcaya e da DataBase, ambas de São Paulo).

B-r-o-bró



Um fato interessante sobre a Rock’da’House é que no início, as festas só aconteciam em noites de lua cheia. Em junho de 2007, aconteceu o evento chamado Blue Moon, quando há duas luas cheias no mesmo mês, e devido a isso, aconteceram duas edições da festa. Hoje, a festa é mensal.

A Rock’da’House já chegou em sua 20ª edição agora no dia 31 de outubro de 2009, com uma edição especial de Halloween. A diferença desse evento é o seu público alvo, ou seja, as pessoas que costumam ir à Rock’daHouse são aquelas que não frequentam o mainstream (festas mais populares). “O lema da festa é ‘A party for all’, com todos os trocadilhos, rock, house, forró (for all)”, revela Gualberto.

Halloween



A mídia usada para chamar a atenção dessas pessoas foram as redes sociais. “O advento do Orkut foi crucial nesse processo. Toda a nossa mídia foi baseada nele, não gastamos nem dinheiro nem papel com a impressão de flyers”, relata o organizador. E planos futuros? Gualberto já planeja uma festa de fim de ano, pretendendo trazer uma atração de peso, e afirma continuar o evento pelo próximo ano.

Para quem se interessou pela festa:

Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=36309030
Perfil no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=14099192978291558960
Fotolog: http://www.fotolog.com.br/rock__da__house/



Laís Lustosa <laislm@hotmail.com>
Em 04/11/2009
Postado originalmente aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!